Um dos principais pilares para a perenidade dos negócios é estabelecer laços de confiança com seus clientes, fornecedores e consumidores.

Utilizando como exemplo a cadeia de produção de alimentos, isto se torna ainda mais determinante, pois há um contexto de confiabilidade que se aplica a cada elo, sendo que a falta desta confiança pode causar um impacto negativo à saúde pública, pois a produção de alimentos está totalmente ligada à questão da saúde dos cidadãos e dos consumidores.

Um exemplo significativo sobre confiança é o atual estágio dos consumidores comuns de alimentos, no momento de realizar suas compras no elo da cadeia varejista de alimentos.

Este consumidor, vai até o supermercado para realizar suas compras de alimentos, olha as prateleiras, os produtos e as marcas. Ele instintivamente confia/acredita que os alimentos ali estão dentro dos melhores padrões de qualidade e segurança dos alimentos.

Os consumidores atualmente confiam nas organizações. Que estas têm padrões de qualidade e segurança dos alimentos e que estes são cumpridos para proteger a saúde pública.

Entretanto, acompanhamos algumas notícias atuais, apresentando situações de alimentos sem estes padrões e impactando a saúde de consumidores e minando a confiança de clientes e consumidores na produção de alimentos.

Portanto, um dos principais objetivos das organizações junto da cadeia de alimentos é manter e honrar a confiança dos cidadãos na qualificação dos produtos e processos.

Como melhorar a confiança entre os diversos elos da cadeia produtiva?

Há alguns pontos relevantes que podem ser estabelecidos. Vejamos alguns:

Comunicação assertiva, eficaz e empática

Criação e/ou otimização das ferramentas de comunicação que busquem ser mais assertivas, mais objetivas, simples e eficazes. Focando em uma interface eficiente e também na empatia (sim, precisamos cultivar uma comunicação empática). Novos padrões e qualificações nas comunicações podem ser fundamentais para que se possa gerar mais confiança entre as partes envolvidas e aprimorar os processos e produtos.

Interação de dados e informações

Trocas agilizadas de informações, gestão automatizada de dados, utilização de rastreabilidade e gestão de relatórios gerenciais on-time e online. Um dos principais resultados é a ampliação e melhoria dos processos de qualificação dos elos, estabelecendo um processo com maior e melhor credibilidade.

Transparência

Estabelecer uma gestão de informações que promovam a transparência das informações, aumentando assim a credibilidade dos produtos e processos entre os diversos elos da cadeia produtiva. Portanto, a confiabilidade passa a ser um valor fundamental para podermos aprimorar as cadeias produtivas e garantir maior credibilidade de produtos e processos, principalmente para os consumidores finais.

A My Trusted Source tem como objetivo ser uma solução que fortalece esta nova dinâmica na cadeia de gestão de fornecedores, promovendo confiança, transparência e interação.

Ampliar esta rede de pessoas e organizações é um objetivo real e necessário para podermos avançar na confiabilidade das cadeias produtivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *